Como evitar formigas em ambientes domésticos



Geral

Publicação: 26/09/2020

Somente no Brasil, existem cerca de 2 mil espécies de formigas. Boa parte delas, as mais comuns nos centros urbanos, são onívoras e se alimentam com migalhas e resto de lixo doméstico. É muito provável que você já tenha encontrado um grupo destas formigas transitando por algum local da casa. Estes pequenos insetos costumam aparecer na cozinha, no jardim, na sala de estar, no banheiro e até nos quartos em busca de comida.


O aparecimento excessivo destes insetos em casa costuma incomodar bastante os moradores, visto que além de invadir os armários, as formigas também podem transmitir doenças. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, controlar a expansão destes insetos é mais fácil do que parece.


Como acabar com as formigas em casa
Uma mistura de álcool com cravo-da-índia pode ser um grande aliado na hora de evitar o surgimento das formigas. De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, basta misturar um litro da substância com cerca de 10g a 15g da especiaria, chacoalhar todos os dias durante uma semana e, em seguida, utilizar a solução para higienizar da casa. Isso porque o cheiro da mistura é capaz de espantar não somente estes insetos, como também moscas e baratas.

O cravo-da-índia também pode ser utilizado para espantar as formigas dentro das gavetas. Para isso, basta colocar um saquinho com a especiaria no interior dos compartimentos. 

Além disso, segundo o biomédico, em relação à manutenção da casa, é importante evitar pequenos espaços que possam servir como abrigo para o inseto. Para isso, uma alternativa é utilizar massa de vidraceiro ou silicone ao redor dos locais de inserção de itens como batentes e bancadas, por exemplo. Além disso, o uso de cimento cola para instalar os azulejos também é uma maneira de dificultar a concentração das formigas.